Operações de logística são fundamentais em todo o mundo, e durante o período pandêmico foi de extrema necessidade já que ele manteve diversos negócios ainda ativos — alguns chegaram até mesmo a lucrar mais! —, por conta disso, o investimento em venda online foi fomentado, sobrecarregando o setor logístico.
Com essa evolução acelerada, algumas tendências no transporte de encomendas surgiram como:
As entregas autônomas. Mesmo sendo uma realidade mais distante no Brasil, esse processo já está sendo aplicado nos países de primeiro mundo. Estudos mostram a viabilidade do transporte autônomo de caminhões, com isso traz também a margem da diminuição de acidentes, além de reduzir a poluição. E com isso, é solucionado também outro problema que está surgindo recentemente, que seria a diminuição dos motoristas de caminhão.
A blockchain, consiste no acesso a um banco de dados descentralizado para o registro de informações imutáveis. Aqui, a logística somada à Blockchain é uma ótima opção para trazer mais segurança nos registros de informações. Trazendo confiança às seguradoras, e ajudando o governo a agilizar a fiscalização ou permitir sistemas de pagamento mais eficientes.
Por fim, temos o last mile, uma operação delicada cujos controles nós da Simulefrete trazemos! Como o próprio nome diz, a “última perna”, essa operação visa alcançar clientes de formas diversas, significando o último processo na etapa de entrega de uma encomenda, ou seja, é o momento que a encomenda chega até a mão do cliente.