Certamente você já deve ter ficado bastante chateado quando um produto frágil sofre avaria durante a entrega. Vale ressaltar que esses casos envolvem todo um processo de logística a partir do momento em que o objeto precisa ser enviado para a casa do consumidor ou caso precise retornar à loja – seja ela física ou digital -, o que acarreta em mais gastos, tanto para o cliente, quanto para o lojista.
Contudo, toda essa relação possui direitos e deveres que devem ser seguidos por todos os envolvidos. Sendo que, por exemplo, é de responsabilidade do empreendedor embalar corretamente os objetos para ajudar a garantir que eles chegarão ao destino em perfeito estado.
Pensando em evitar esses casos de problemas com as cargas, confira algumas dicas que separamos com dicas para embalar objetos frágeis e deixá-los mais seguros para o envio:
1. Tipo de embalagem adequada
Existem diversos tipos de embalagens e é importante que o lojista conheça todos eles para avaliar qual é o mais adequado para usar no transporte de produtos frágeis.
Além disso, algumas transportadoras cobram taxas extras por embalagens não convencionais ou pesadas – como os Correios, por exemplo -. Logo, antes de preparar o envio, consulte a transportadora escolhida.
2. Obedeça aos protocolos
Ao pesquisar uma transportadora, analise com atenção as normas referentes ao tipo de objeto que você irá enviar. Cada transportadora possui diferentes regras sobre as embalagens de envio dos objetos – especialmente de produtos frágeis -.
Pesquise e conheça os detalhes do protocolo, tanto para assegurar a segurança do envio quanto para acionar a transportadora e o seguro em caso de problemas.
3. Proteção contra impactos
Um detalhe que é de extrema importância na hora de embalar um produto para uma viagem é a questão da proteção contra impactos. Nesse sentido, o bom e velho plástico bolha é uma das alternativas na hora de embalar e transportar objeto frágil. Além de ser barato e útil, ajuda a proteger contra impactos.
Outra opção é o Bio Pack, uma espécie de isopor feito de extrusado de milho que, além de ser biodegradável, pode ser utilizado para preencher as caixas dos objetos frágeis.
4. Identificação
Existem etiquetas e fitas disponíveis no mercado que podem ser coladas nas embalagens para indicar que se trata de um produto frágil. No entanto, caso não tenha acesso a esses materiais, você pode escrever à mão com caneta ou piloto, desde que estejam em um lugar visível da embalagem e que chamem a atenção.
É importante deixar visível para o transportador que a embalagem contém um objeto frágil e que requer maior atenção no manuseio e no transporte.
E deixe a gestão de fretes com a gente! Nós da Simulefrete, facilitamos e organizamos os envios das suas cargas. Aqui você encontra dados de fornecedores e controla cálculos, custos e mais. Fale conosco e saiba mais informações ao clicar aqui!