O transporte é o responsável pela maior parte dos custos logísticos, representando 63,5% das despesas totais do setor. Sendo assim, ao buscar formas de como reduzir custos logísticos em uma empresa, é muito importante dar uma atenção especial a essa atividade.
O monitoramento de KPIs (indicadores de desempenho logístico) relevantes para a sua empresa é fundamental para avaliar o desempenho do seu negócio. O acompanhamento constante dessas métricas possibilita identificar pontos de gargalo, realizar intervenções e otimizar processos, gerando redução de custos.
A escolha dos KPIs que serão monitorados dependerá da estratégia e objetivos de cada empresa, mas você basicamente precisa identificar quais são as métricas mais importantes para o funcionamento do seu negócio.
No entanto, reduzir custos de transporte é um grande desafio. Uma das melhores formas de gerar economia neste sentido é a realização de um planejamento de cargas mais eficientes, incluindo nos processos de movimentação de modelo de compartilhamento de cargas entre embarcadores.
Por fim, não dá para falar em otimização de entregas com cargas compartilhadas sem pensar no cálculo de custo-benefício das viagens. Para contrabalancear, é importante planejar bem a soma dos fretes cobrados, o percentual do total dos pedidos de carregamento e o retorno financeiro trazido por cada viagem. Mais uma vez, ressaltamos a importância de utilizar um software de gestão de entregas cuja funcionalidade leve em consideração essas questões matemático-financeiras.
Como vimos, a carga compartilhada é uma prática que pode dar mais flexibilidade, segurança e, também, reduzir custos dos embarcadores. Talvez o mais indicado seja incorporá-la aos poucos no dia-a-dia da empresa, observando os resultados obtidos.
Inclusive, a sua empresa pode implantar esse processo de forma simples e rápida utilizando a Simulefrete como parceira. Entre em contato com a gente para conhecer ou use a nossa plataforma para acompanhar cada entrega, encontrar transportadoras e muito mais.