Como avançar para um processo de BPO na gestão de transportes.

BPO – Business Process Otsourcing. O QUE SIGNFICA?

Normalmente, em tradução literal, significa “Terceirização de Processos de Negócios” e refere-se a procedimentos adotados quando uma empresa contrata outra para realizar atividades em uma área de importância para o negócio.

Diferente a “terceirização” pura, que foca normalmente serviços operacionais, os serviços BOP normalmente são realizados em atividades estratégicas, importantes para a empresa contratante.

Por significar missão crítica nos processos, a empresa que é contratada por meio do BPO precisa adicionar tecnologia, conhecimento e qualidade às atividades.

Vantagem competitiva.

Através do apoio de outras empresas especializadas atuando no dia-a-dia, as equipes e gestores podem focar em aumentar a eficiência do negócio, reduzir custos, controlar ou supervisionar melhor as ações estratégicas.

O desempenho do negócio como um todo apresentará uma tendência de crescimento, seja em resultado ou atendimento do mercado, gerando vantagem competitiva sustentável. Esta vantagem é gerada através, dentre outros, os benefícios que listamos a seguir:

1. Otimização do tempo das equipes táticas e estratégicas;

2. Economia com a substituição de custos fixos com funcionários por custos variáveis;

3. Conhecimentos específicos e transferência de tecnologia e conhecimento.

Como escolher a empresa BPO.

Outra visão para uma tomada de decisão de terceirizar atividades importantes do negócio, é a relevância de saber escolher a empresa mais adequada.

Pesquisar e entender o mercado que cada empresa está associada é o início para a escolha. É de suma importância que a empresa de BPO escolhida atenda os principais pontos abaixo:

a) ter conhecimento e competência na área de atuação;

b) os valores da empresa estejam alinhados aos da contratante;

c) exista clara intenção de transferência de conhecimento e tecnologia;

d) flexibilidade, utilização de tecnologia e conhecimento de alto nível.

O que considerar antes.

Diversas visões são importantes na decisão de contratar serviços de BPO, o primeiro passo é gerar a cultura de outsourcing no negócio.

É preciso que a companhia como um todo entenda os objetivos e o porquê da adoção da prática, evitando má interpretação das áreas afetadas sobre as vantagens e oportunidades do modelo. Para tanto, algumas visões devem ser analisadas e formalizadas:

1) Identificar o que pode ser terceirizado;

2) Criar mecanismos para acompanhamento dos serviços;

3) Monitorar os resultados;

4) Criar estratégias que mitiguem os riscos da terceirização.

BPO em processos de transportes.

Desde auxiliar no processo de desenho de malha, definição de fornecedores, criação de indicadores, book logístico, KPIs, etc., as operações dos processos táticos e operacionais devem ser geridos através de uma plataforma digital que integre todos os stakeholders da cadeia.

Principais atividades táticas e operacionais.

As atividades diárias de transportes em embarcadores são extremamente intensas e precisam de interação e acompanhamento sistemático. Abaixo algumas atividades importantes que podem ser realizadas no modelo BPO:

. Agendamento e acompanhamento de entregas
. Gestão da informação e ocorrências
. Acompanhamento dos dados na plataforma de gestão
. Acompanhamento das integrações sistêmicas
. Análises de dados e geração de informações pertinentes
. Alimentação e manutenção de cadastros e acordos comerciais na plataforma de gestão
. Auditoria de fretes e gestão de fornecedores
. Geração dos indicadores gerais das operações
. Integração com processos operacionais relacionados ao atendimento do pedido
. Envolver prestadores de serviço no proposito do negócio
. etc.

Tecnologia aplicada.

O fator tecnológico assume o ponto central nos processos de outsourcing da gestão de transportes; sua aplicação é de fundamental importância para os controles dos serviços.

Ferramentas na nuvem e comercializadas no modelo SaaS (software as a Service) propõem ótimas condições de custo e implantação.

Considerações adicionais.

A boa gestão dos processos de transportes e da logística como um todo, representam ganho efetivo de produtividade e de percepção de melhor serviço aos clientes.

Processos bem estruturados, com pessoal capacitado e apoio tecnológico, proporcionam condições ideais para que as empresas realizem seus processos logísticos de forma eficiente, transparentes e com governança.

Mais do que apenas gerar auditorias de valores das cobranças de serviços, as plataformas digitais de fretes apresentam ferramentas essenciais para a geração de valor da área de logística.

Através da integração sistêmica e de processos, funcionando como um portal que disponibiliza informações em tempo real em todas as direções, as plataformas digitais de fretes são ferramentas indispensáveis para a melhora nos resultados.

Novos processos colaborativos, onde diversos embarcadores podem disponibilizar seus pedidos para que sejam analisados em tempo real e gerem oportunidades de ganhos compartilhados, já são possíveis através dos processos de BPO de transportes.

Processos de BPO bem planejados e bem implementados, geram vantagem competitiva sustentável!

Vamos revolucionar a sua gestão de transportes?

Precisando de ajuda? Fale conosco!