45% dos brasileiros têm interesse para comprar itens básicos do dia a dia regularmente via internet.
Dark stores: seu negócio mais próximo dos consumidores.
A pesquisa 2018 Global Consumer Insights Survey, realizada pela consultoria PwC, informou que 45% dos brasileiros têm interesse para comprar itens básicos do dia a dia regularmente via internet. Além disso, 64% das pessoas estão dispostas a pagar mais caro no frete por uma entrega mais rápida, caso o produto esteja disponível no mesmo dia.
Ao mesmo tempo, no comércio digital ganha quem oferecer preços “mais convenientes”. Diante disso, grandes redes do varejo e empresas de logística e tecnologia desenvolvem soluções para a entrega em poucas horas, com o principal desafio de garantir a qualidade do produto com menores gastos com transporte. Nos Estados Unidos, Europa e Ásia, gigantes do varejo, como Walmart e Carrefour já colocaram em prática, a instalação das dark stores (lojas escuras, em tradução livre) com o objetivo de levar mercadorias para mais perto dos consumidores.
Como funcionam?
São lojas fechadas ao público que atuam como pontos de distribuição de produtos em uma determinada região. Funcionam como locais exclusivos para armazenamento, separação e envio de produtos online. Diferentes dos centros de distribuição tradicionais, que são gigantescos e longe da cidade, as dark stores são menores, localizadas em centros urbanos e parecidas com lojas comuns. Também podem ser pontos de coleta, o último estágio da cadeia logística.
Podem ser criadas no espaço físico de antigas lojas que tinham pouco movimento. “É possível fechar a loja comum e abrir uma dark store para que os consumidores possam buscar os produtos já embalados que compraram na internet”.
A pessoa que compra da empresa nos canais digitais da marca, como e-commerce ou em aplicativos de entrega, e está inserida nesta localidade da dark store pode optar por uma entrega rápida, recebendo o item em poucas horas, ou se preferir, retirar no estabelecimento se assim preferir. O consumidor terá a possibilidade de escolher não apenas o melhor canal para comprar o produto, mas a opção de frete mais adequada de acordo com o seu perfil e interesse sem perder em qualidade nesse processo.
Conceito no Brasil.
Para espalhar sua atuação em diversas regiões e localidades, muitas marcas oferecem várias alternativas de vendas: e-commerce, marketplaces, lojas físicas, franquias, entre outras. Por isso, é preciso ter uma solução capaz sintonizar todos os pedidos para identificar em todo o estoque a opção mais próxima e segura para uma determinada compra, com soluções que possibilitem a inovação contínua para consolidar sua atuação no setor e crescer de forma sustentável nos próximos anos.
A abertura ou transformação de lojas no formato dark stores é uma escolha feita mais pelas grandes marcas de varejo, especialmente de alimentos que possui grande fluxo de produtos. Lojistas menores preferem distribuir os produtos vendidos online a partir dos estoques das lojas normais. Entre 50 e 100 pedidos por dia, é possível manter a distribuição a partir do estoque. As dark stores valem a pena para quem recebe acima de 100 pedidos por dia, para que o fluxo de separação não comprometa a circulação dos clientes.
Matéria desenvolvida com base nas informações da BBC Brasil.
Vamos revolucionar a sua gestão de transportes?
Precisando de ajuda? Fale conosco!