Com o aumento da demanda por serviços de transporte nos últimos anos, o desafio para muitos embarcadores é a busca por soluções que mantenham a qualidade nos serviços prestados, desde a saída da mercadoria dos grandes centros de distribuição até a entrega no ponto de venda ou até mesmo para o consumidor final. Os avanços tecnológicos possibilitaram o acesso a informações confiáveis, em tempo real e a gestão de todo o processo logístico que podem até gerar mais lucro e evitar também custos desnecessários. Mas, ao mesmo tempo, faltava uma tecnologia robusta que trouxesse entendimento e gerenciamento de cada processo em sua cadeia logística.

Desenvolvida com essa finalidade pela FacilityLog, empresa com 12 anos de experiência no desenvolvimento de processos para que embarcadores identifiquem o melhor modelo de gestão do transporte e logística para o seu negócio, a plataforma Simulefrete idealizada para ser o “braço direito” do embarcador na gestão e acompanhamento de todo o seu transporte em andamento no país. A plataforma é voltada para embarcadores digitalizarem os controles efetivos de custos e gestão operacional e desempenho com fretes.

A Simulefrete na prática permite que embarcadores realizem, por exemplo, escolhas de transportadoras e valores mais adequados para cada tipo de mercadoria, perfil da entrega com diferentes tabelas e modais, entre outras diversas funções que tornam a gestão de custos muito flexível.

Controle das transportadoras e entregas

Uma função da tecnologia permite acompanhar online, o desempenho das entregas realizadas pelas transportadoras parceiras em todo o país. O sistema emite avisos sobre possíveis atrasos nas entregas com um resumo sobre o status que oferece um mapeamento dos riscos e ações táticas e operacionais necessárias. São criados parâmetros para cada ocorrência na entrega para evitar que a mercadoria fique parada. É um diferencial no mercado, pois, muitos problemas com a entrega são solucionados por e-mail, algo manual e mais demorado.

A Simulefrete tem um painel gerencial que será um auxílio fundamental para os profissionais de logística. É possível checar o status de toda a operação, se as entregas estão dentro do prazo, qual localidade que a transportadora está com o trabalho em dia, sem a necessidade de esperar finalizar o mês. Enfim, é possível realizar o controle de todos os transportadores em tempo real. Para casos de entregas em atraso, é possível checar as notas que não foram entregues e acionar o transportador para que uma determinada entrega seja feita de forma imediata”, finaliza Marcos Barbosa.

Custos e faturamento do transporte em tempo real

Os custos são acompanhados online, o que possibilita a visão geral do negócio e o desempenho do faturamento e custos de entrega. A partir do momento que o embarcador recebe um pedido, a Simulefrete já pode calcular qual o valor real do custo de frete. É possível ter uma previsão de todos os gastos do seu transporte com base em suas demandas e linhas de produtos.

A tecnologia também permite programação de coletas e controle dos processos de inbound ou retorno de mercadorias, integrado aos processos de provisão de fretes e acompanhamento do desempenho operacional facilitando a linha de produção do embarcador. A plataforma está em constante evolução. Passado o período de adaptação das tecnologias e processos, agora novos módulos estão em desenvolvimento: um voltado ao mercado de frete colaborativo e a inteligência artificial irá auxiliar no melhor momento de atendimento de pedidos.